Ainda na pegada de humanas, um ponto importante para revisarmos para o ENEM é o movimento do Romantismo no Brasil.
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque, um movimento estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século XVIII e início do século XIX.
Primeira Geração do Romantismo no Brasil
A primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. De fato, uma das principais bandeiras dessa fase é o forte tom nacionalista, que procura refundar a identidade cultural brasileira.
Segunda Geração do Romantismo no Brasil
A segunda geração romântica é marcada por um intenso sentimentalismo e uma perspectiva bastante egocêntrica acerca da vida. Em outras palavras, nas obras dessa fase, encontra-se uma exagerada valorização das experiências pessoais – até mesmo algumas consideradas imorais ou grotescas –, e a idealização de sentimentos, como o amor e a tristeza, está muito presente.
Por exemplo a Lira dos 20 Anos de Alvares de Azevedo, Casimiro de Abreu com a saudade da sua terra, Fazundes Varela, Junqueira Freire com a oposição entre a realidade material e o religioso.
Terceira Geração do Romantismo no Brasil
A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. Nesse sentido, a obra de Castro Alves, poeta dos escravos, é considerada o principal expoente dessa vertente, pois, em seus poemas, o autor denuncia a escravidão praticada no Brasil e constrói um forte discurso abolicionista.
Busca falar da causa social, da realidade do ambiente.
Gostaram das dicas? Bora revisar. No ENEM o que importa é a interpretação e absorção dos conteúdos, fuja de se estressar com decoreba, entenda a proposta por trás de cada tema, mantenha a calma e você desenrola!

Comments